A CATHOLIC FRATERNITY

Figura1

 

Fraternidade Católica das Comunidades e Associações Carismáticas de Aliança (CF) dirigida hoje pelo seu Presidente Gilberto Gomes Barbosa, fundador da Comunidade OBRA DE MARIA (Recife/PE), é uma Associação Privada de Fiéis de Direito Pontifício e está a serviço das Comunidades que a formam. Nascida na Igreja Católica dentro da corrente de graça chamada Renovação Carismática – presente em mais de 220 países do mundo – entre os seus serviços específicos, destaca-se a ligação destas Comunidades ao Santo Padre, através de uma estreita relação com o Pontifício Conselho para os Leigos.

CF foi fundada por Brian Smith, da Austrália e por e Bob Cavnar, dos EUA. Tem personalidade jurídica de acordo com o art. 322 do Código de Direito Canônico e foi inaugurada formalmente no dia 30 de Novembro de 1990, celebrando no ano de 2015 seu Jubileu de Prata.

Para facilitar esta ligação, a CF possui um escritório no Vaticano, juntamente com o ICCRS (Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica) também este de Direito Pontifício, a serviço da Renovação Carismática Católica no mundo. A recente decisão de partilhar o mesmo escritório partiu da necessidade de dar testemunho de comunhão

CF  não pretende ser uma grande estrutura, nem interferir na vida espiritual e pertença à mesma corrente de graça, mantendo a sua identidade própria e compartilhando algumas atividades que se deseja realizar em comum. O Escritório da CF é a “Casa em Roma”, das Comunidades Carismáticas e lugar de referência e visibilidade das mesmas para o Vaticano e as demais realidades eclesiais. das Comunidades que a formam, mas sim prestar um serviço solicitado pelas mesmas quando necessário. Este serviço inclui também a participação na vida evangelizadora e missionária da Igreja, servindo de ligação entre as Comunidades e o Pontifício Conselho para os Leigos com os programas que o mesmo apresenta e organiza.

CF reconhece também como serviço a geração de contato e partilha entre as Comunidades que a formam e outras Comunidades, Associações e Movimentos Eclesiais.

Este tipo de serviço exprime plenamente a própria identidade da CF.

CF convoca, duas vezes ao ano, com o seu Executivo e Conselho para escutar a voz das Comunidades, conhecer as suas necessidades, compartilhar o seus crescimentos, suas dificuldades e como estas têm sido superadas. Tais ocasiões estreitam os laços entre as Comunidades e as enriquecem, ao mesmo tempo, permite que a CF  preste a elas um serviço sempre melhor.

O Centro da vida das Comunidades membros da Fraternidade Católica  é a experiência comum do Batismo no Espírito Santo e o compromisso que liga os seus membros ao Senhor e ao próximo.

Cada Comunidade possui missão e meios de evangelização particulares, entre essas, assistência aos mais pobres e necessitados e o compromisso ecumênico. Dentro destes campos de ação, cada comunidade nutre-se dentro de sua própria cultura, com os “Dons e Carismas de Fundação” recebidos do Espírito Santo e que os coloca a disposição para o serviço da Igreja.

Muitas destas Comunidades se estendem nacional e internacionalmente.

Atualmente são 100 Comunidades membros, 2 em processo de entrada e 16 comunidades membros associados.

 

CATHOLIC FRATERNITY – Regional Brasil

Para dar sentido à amplitude de sua abrangência, efetivar a unidade e promover a comunhão, a CF se organiza pelo mundo em Regionais cabendo ao nosso país a REGIONAL BRASIL cujo responsável hoje é Aluízio Nóbrega, fundador da Comunidade FACE DE CRISTO – Fortaleza/CE.

Regional Brasil propõe anualmente Congressos Nacionais das Novas Comunidades que são organizados e realizados sob a responsabilidade de uma Comunidade do Brasil membro do Conselho da Catholic Fraternity.

Assim, por decisão do Conselho reunido em São José do Rio Preto, durante o XIII Congresso, coube a Comunidade Católica SANTOS ANJOS realizar neste ano de 2016 o XIV Congresso Nacional na cidade de Niterói-RJ no Colégio Salesiano de Santa Rosa.

 

LOCAL DO EVENTO – Ginásio Dom Bosco

O Colégio Salesiano Santa Rosa, localizado na Rua Santa Rosa , numero 207 – Santa Rosa – Niteroi. É uma instituição educacional, de princípios cristãos, que oferece formação humana, científica e tecnológica personalizada, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Com uma boa infraestrutura, o Colégio Salesiano Santa Rosa possui um Ginásio onde ocorrerão os eventos centrais do Congresso das Novas Comunidades.
O espaço foi edificado para a prática esportiva, lazer e eventos de diversos fins. Com quadra de piso de madeira e arquibancada, com cadeiras, para 2 mil pessoas sentadas, o espaço vai contar com sistema de som, luz.

Totalmente planejado, o ginásio é munido de rampas, para atender à Norma Federal de Acessibilidade a Edificações NBR 9050.

Salientamos que o Colégio possui duas entradas, sendo que a entrada para o evento, se dará pelo Ginásio Poliesportivo, localizado na Rua Santa Rosa.

Fone : (21) 3587-4782
e-mail: 14congresso@comunidadesantosanjos.org.br

Sale 2

ø;

ø;